Dicas não estão escritas em pedra

Ao desenvolver seu projeto, qualquer conselho é um pitaco. Qualquer dica parte de uma visão incompleta, parcial. Qualquer método ou resposta sobre qualquer coisa é, na verdade, o resultado que alguém chegou com as condições e limitações que tinha. Como diz Austin Kleon, "qualquer livro é autobiográfico".

Por mais que meu autor favorito seja cheio de experiências, estudos e referências, compreendo que suas posições dizem respeito a ele. Não necessariamente a mim. São experiências que não são as minhas, estudos que não são os meus e referências que não tive. Ainda que seja uma opinião bem fundamentada, é uma opinião.

Eu vejo dicas como sugestões. Agradeço, honro, respeito. São aprendizados abertos generosamente. São ideias soltas e disponíveis para serem aproveitadas, recicladas, remixadas e até ignoradas. Não levo como se fossem regras escritas em pedra. Só levo a sério se achar que me servem.

Se eu sinto que realmente devo fazer algo, mesmo que vá contra o que os gurus dizem, eu faço. Prefiro experimentar por mim do que sonegar a mim mesmo por conta de uma ideia que nem é minha. Escolhi viver meu aprendizado na pele.

E se você quiser um pitaco, aí vai o meu: é muito provável que você tenha mais informações sobre você e seu projeto do que qualquer outra pessoa do mundo. Confie na sua visão e nos seus desejos. Solto meus aprendizados pra você aproveitar, reciclar, remixar e até ignorar. Se algo te servir, que bom. E se não, que bom que você está criando seu próprio aprendizado.