10 coisas que aprendi com o LAUNCH!

Empreender é aprender. Compartilho o que ficou de mais forte pra mim ao criar e conduzir um curso pra lançar o negócio que você sempre sonhou, em um mês. Aconteceu magicamente em Florianópolis, no fim do ano passado. A próxima edição é em São Paulo. E as inscrições estão abertas.

Dia de lançamento de novos negócios no Vilaj, em Florianópolis. Foto: Renata Miguez.

Dia de lançamento de novos negócios no Vilaj, em Florianópolis. Foto: Renata Miguez.

1 - Fazer é um jeito de descobrir o que fazer.

"Eu não sei o que fazer” é uma das frases que mais ouço. O que eu respondo? "Faça o que você quiser." Tenho descoberto que isso basta. Faça alguma coisa e um novo leque de possibilidades vai se abrir. Aí sim você vai se ouvindo, se percebendo e descobrindo o que fazer, realmente.

2 - Comprometer-se publicamente nos leva à ação.

Dá medo, dá ansiedade, mas tudo isso passa. Muito mais rápido do que imaginamos. E o que fica? A ação, o projeto lançado, aprendizados, história pra contar. Por mais que a gente escreva, se comprometa, faça resoluções de ano novo, o que realmente nos engaja é nossa capacidade de dizer ao mundo o que queremos fazer. Aí, a gente faz.

3 - Nossas histórias são muito poderosas.

Procurei ouvir a história de cada empreendedor que passou pelo LAUNCH! Quando a história se conectou com o projeto de cada um, tudo fez sentido. Me deu mais vontade de ajudar e percebi como as outras pessoas olharam qualquer ideia com muito mais carinho. Contar histórias é sobre mostrar nosso valor e nos conectar profundamente.

4 - Ficar pensando é um jeito de parar.

Parar é uma escolha. Mas não vai te levar a lugar algum, além do que você já está. Se você precisa se sentir presente, pare. Se você precisa se sentir avançando, faça alguma coisa. Temos a ilusão de que pensar e planejar é um avanço significativo. Pode ser. Mas geralmente só nos leva a um buraco negro de fritação do nosso cérebro.

5 - Ouvimos demais nosso troll interior.

“Não sei fazer”, “não sou bom”, “não vai dar certo”. Vou te contar um segredo: ninguém está olhando (muito) pra você. Nossa mente interior fala muito mais alto que qualquer outra pessoa que possa estar nos julgando. Ninguém presta tanta atenção em nós mesmos do que nós mesmos. Não alimente seu monstrinho.

6 - O medo de errar nos impede de acertar.

Temos uma cultura de intolerância ao erro, está no nosso modelo de educação e trabalho. Como se todas as respostas já estivessem definidas. Se as respostas estão prontas e certas, não há mesmo nada a fazer. Agora, empreender é explorar um mundo de possibilidades. Só é possível acertar se você está disposto a abraçar seus erros.

7 - Sabemos muito pouco sobre nossas ideias enquanto são só ideias.

A distância entre as ideias que moram no seu crânio e as coisas que acontecem no mundo é enorme. Uma ideia é muito frágil enquanto não está sendo praticada no mundo real. Ao pôr em prática, descobrimos muito mais sobre nossas ideias e entramos numa curva acelerada de aprendizado.

8 - Somos seres sociais e fazer junto é melhor que separado.

Queremos companhia, conexão, segurança, ouvir e nos sentirmos ouvidos. É muito mais prazeroso e divertido começar e trabalhar com outras pessoas. Há um valor enorme em encontrar nossos pares e nos sentirmos menos loucos por isso. Formar um grupo é importantíssimo no caminho de empreender.

9 - Ferramentas são só ferramentas.

Um abridor de lata é só um abridor de lata. Ferramentas só são realmente úteis quando você faz algo com elas. Muito do que se aprende em empreendedorismo é sobre a teoria do abridor de lata, como desenhar um modelo de negócio, como definir um segmentos de clientes. Nada disso tem valor se não tiver lata aberta e negócio rodando.

10 - Dá mesmo pra lançar um negócio em um mês.

Todos os participantes que fizeram o curso lançaram seus projetos. E, o mais importante, todos estão vivos e acontecendo. Vou pedir pra que os lindos e lindas participantes apresentem aqui seus projetos, seus aprendizados e você possa ver com os próprios olhos. Fique de olho.

Estou trabalhando pra mais um mergulho em intensos aprendizados. Vai ter LAUNCH! em São Paulo, em janeiro. Vem que será um prazer ver seu sonho ganhar vida e aprender com você.