Mostre seu trabalho

Como ser encontrado? Como compartilhar o que fazemos? Como se preocupar menos com o que pensam de nós?

Todos nós queremos ser aceitos. E todos nós desejamos ser reconhecidos pelo que fazemos.

A questão é comum a cada um dos habitantes do mundo, em qualquer cultura. Encontrei o livro “Show your work” (Mostre seu trabalho), de Austin Kleon, em tailandês.

Contar o que fazemos, como fazemos e porquê fazemos é mais do que propaganda. É forjar o próprio caminho. Nos tornamos a história que contamos.

As coisas interessantes da vida acontecem quando nos posicionamos e compartilhamos quem somos e no que acreditamos.

Compartilhar nossos trabalhos é uma forma de nos conectarmos às pessoas.

Meus três principais aprendizados:

1 - Não espere ficar pronto.
O processo da construção já é suficiente para gerar conteúdo de valor. Ao deixar pequenos pedaços do que você está estudando, pesquisando, descobrindo e produzindo, você vai construindo um caminho para as pessoas te seguirem. Esteja online antes de lançar.

2 - Entregue o que é valioso para as pessoas.
Não somente para você. Para ser significativo pra alguém, a foto no Instagram, o blog, o post no facebook deve ensinar, emocionar, inspirar e ir além do “olhe para mim” e “curta-me”. Conexão não é sobre você, nem é sobre o outro, apenas. É sobre uma relação.

3 - Receba feedbacks ao longo do processo.
Somos os maiores críticos do nosso trabalho. Mas não podemos encarar a autocrítica como se fosse um feedback real. Compartilhe seu processo, ouça o que as pessoas dizem e perceba o que ignoram. Seus produtos e serviços ganharão muito mais força quando forem lançados.