O que eu ganho escrevendo todos os dias

"Faz algum tempo que acompanho teu blog, porém, cético que sou, gostaria de perguntar-lhe diretamente se o ambiente virtual está te trazendo frutos fora dele.

Em outras palavras, sua vida real tem se beneficiado deste seu trabalho na Internet?"

Recebi essa pergunta por email. Sou grato por ela. Me fez refletir e relembrar porque diabos escrevo religiosamente todos os dias. Resolvi abrir minha resposta pra gente ampliar esse papo.

Se o que eu estivesse ganhando fosse menor do que eu estivesse investindo, provavelmente este trabalho já teria sido abandonado.

Não é o caso. Minha vida é muito beneficiada pelo trabalho neste blog. Mas não somente por ele. Sou privilegiado ao fazer escolhas diárias em busca de mais autonomia, liberdade e simplicidade. O que publico aqui é o aprendizado que consigo sintetizar, no momento, com as minhas limitações.

Antes de ir pra resposta, preciso considerar um ponto. Eu não faço distinção entre vida real e virtual.

A Internet é só mais um meio de me conectar, aprender, entregar valor, trabalhar. Como qualquer outro.  Não é a realidade, mas também não está à parte dela.

Internet é tão virtual quanto dinheiro, hierarquia, burocracia e tantas outras abstrações que pautam o trabalho e a vida de quase todo mundo.

Por isso, eu não vejo muito sentido nessa diferenciação. Seria como questionar se a sua vida real tem se beneficiado deste seu trabalho na cidade, no campo, no escritório ou no emprego.

Mas vamos voltar pra questão. Eu acho que peguei. O que eu ganho escrevendo todos os dias?

Agradecimentos e gratidão
Eu sou grato pelo que tenho aprendido na vida e desejo abertamente retribuir entregando o que considero de mais valioso, pra todo mundo que quiser. Ao compartilhar meus principais aprendizados, estou alimentando um ciclo de generosidade. As pessoas me agradecem, se abrem, perguntam, se conectam. E isso aquece meu coração.

Rotina e Aprendizado
Me dei a missão de sentar diariamente, tentar trazer clareza a algum aprendizado meu e escrever. Incorporei o hábito no meu dia-a-dia. Às vezes com mais tempo e qualidade, às vezes com menos. Tudo bem. Fazer isso todos os dias tem sido muito mais poderoso do que fazer esporadicamente. Ao compartilhar o que estou aprendendo, quem mais aprende sou eu.

Conexões e Amigos
Todo dia aparece mais alguém assinando o blog. E alguns, já satisfeitos, deixando de assinar. Eu não conheço a maior parte das pessoas. Na verdade, nem elas me conhecem. Mas estamos nos aproximando, criando uma relação. São pessoas, não números. É gente de carne e osso que eventualmente vejo, converso, toco. No fim das contas, parece que a vida é sobre as pessoas que a gente encontra e as coisas que a gente faz com elas. São as pessoas que me amparam quando preciso, que me ensinam, me alimentam, me inspiram, me ajudam e me pedem ajuda, e assim vão me dando energia na vida.

Posicionamento e Reputação
Estou percebendo que somos a história que contamos. É possível moldar quem somos à partir do significado que forjamos. Existem pessoas como você que me lêem, interessadas pela história que estou contando. Uau! Fico muito feliz por isso. Ao compartilhar o que acredito, o que sonho e pra onde estou olhando, estou aprendendo e descobrindo sobre mim mesmo. Vou ganhando confiança e mostrando pra vocês onde quero chegar. As chances de conseguir aumentam exponencialmente.

Clientes e Indicações
Hell Yeah, LAUNCH!Estaleiro Liberdade, Unlock e mais. Todos os serviços que ofereço já foram comprados por pessoas que chegaram através deste blog. Muito obrigado!

Um dinheiro muito especial
Diretamente, recebo R$ 526 por mês, menos taxas, através do pagamento de pessoas que vêem valor no que faço. Não paga meu aluguel. Também não pagaria meu preço por hora de trabalho. Mas o que está em jogo, pra mim, neste caso, não é o valor em si. Mas como ele vem. Quem me apoia, quer que eu continue vivendo, aprendendo, escrevendo e fazendo as coisas que eu faço com total autonomia. É um dinheiro que não tem preço. É plena confiança. São pessoas que reconhecem meu valor e se dispõem a contribuir com a quantia que podem. Desejo entregar todos os meus serviços de graça, independente do preço que você pode pagar. Assim como entrego meus aprendizados neste blog. Espero, ao longo do tempo, construir uma rede de suporte que financie 100% deste sonho.

Se você quiser contribuir, sou muitíssimo grato. Escolha o valor mensal que você quiser. Será debitado no cartão de crédito pelo meu Unlock. Ou, então, comente aqui, compartilhe o que quiser com a sua rede, dê um alô. Tudo isso é muito importante pra mim. Seguimos conectados. E ganhando juntos!