Desobedeça

Hoje foi o último dia da primeira edição paulistana do LAUNCH!. Abaixo, reproduzo a cartinha que entreguei aos 16 novos empreendedores.

Nesses últimos dias, eu trouxe os meus mais importantes aprendizados pra você. Foram conceitos, dicas e princípios que me servem. Mas não são certezas. São verdades incompletas, criadas e remixadas a partir de um ponto de vista muito pequeno, o meu. Logo, não serve pra todo mundo.

É muito possível que eu esteja errado. E é bem provável que os gigantes em que me apóio também estejam. Por mais que a gente se esforce, sabemos que nada sabemos. Um dos maiores erros que podemos cometer é acreditar que estamos 100% certos. Estamos caminhando, mas não chegamos lá. Não há "lá".

Por isso, se eu fosse você (que absurdo!), não encararia nenhum aprendizado como verdade imutável. Assim, você continuará aprendendo. Depois de tanto cagar regra, essa é a verdadeira dica de ouro: desobedeça. Todo aprendizado é incompleto. E toda regra está aí pra ser revista e usada a seu favor.

Desobedecer é transformar conselhos em sugestões. Regras em possibilidades. Dicas em palpites. Princípios em buscas. Prazos em objetivos. Mas só se fizer sentido pra você.

Desobedecer não é desrespeitar. Desobedecer é estar aberto pra mudar de ideia e ser mais coerente. É evoluir, é acreditar mais na sua experiência real e vivida do que na experiência do outro, simulada e ouvida. É duvidar para manter a curiosidade viva.

Desobedecer é ouvir, mastigar, digerir e processar antes de aceitar qualquer coisa. É criar a própria verdade. Talvez a única que seja realmente genuína.

Desobedecer nos leva ao aprendizado real. Aquele que grava na pele as consequências de nossas próprias escolhas. Desobedecer é criar o caminho mais conectado consigo.

Desobedecer é não se curvar. É jogar de igual pra igual. É criar junto, trocar. É respeitar o outro sem deixar de respeitar a si próprio. Ninguém é maior, nem menor.

É o espaço da desobediência que abre caminho para o novo. O obscuro ainda não revelado. A inovação, a verdadeira disrupção. É a desobediência que fez você estar aqui, agora, enfrentando seus medos e se lançando pros seus sonhos.

Agora que seu projeto está lançado, o caminho a seguir é seu (sempre foi). Outras dúvidas virão. Você receberá sugestões, dicas, regras, disciplinas do mundo. Continue desobedecendo. Porque, se fosse pra obedecer mesmo, talvez você estaria fazendo o que alguém mandou e deixando de fazer o que você quer.

Agradeço muito por toda a confiança e obediência. Estou muito feliz porque você lançou. Você está (sempre esteve) pronto pra desobedecer.