Três perguntas que vão te fazer começar qualquer coisa

Segunda-feira. Mês novo. O dia que você escolheu pra começar um novo projeto, tirar da gaveta uma velha ideia, iniciar uma mudança de hábito.

Mas, você sabe, tem grande chance de deixar pra outro dia e não fazer nada.

Quer mesmo fazer? Então, pegue papel e caneta agora, sente-se por cinco minutos e pergunte-se:

1. O que está por trás dessa ideia?

A vontade de fazer guarda algo maior e mais profundo. Investigue. Por que você quer fazer este projeto acontecer? Que vontades, sentimentos e necessidades você tem? Que problema você quer resolver? Por quê? Você quer praticar um esporte porque quer se sentir mais saudável. Você quer estudar para aprender algo que importa. Você quer empreender porque quer se sentir livre. Não sei, as respostas são suas. Traga à tona o propósito da ideia e a sua motivação. Você poderia ficar a vida toda nessa pergunta. Mas não vai, passe pra próxima.

2. O que falta?

Você já sabe o que tem pra começar (se não, liste). Agora, tenha clareza do que ainda não tem. Pense em tudo que você precisa para fazer acontecer: conhecimentos, habilidades, recursos, parceiros, horas de dedicação. Falta pesquisar? Falta sentar e fazer? Falta conversar com alguém? Isso é realmente importante? Tome nota do que você não tem. Foque no que é indispensável. Deixe de lado, por enquanto, o que seria legal ter.

3. Qual é o próximo passo?

Defina o que você vai fazer agora. Não se perca no que você vai fazer amanhã, ou todos os dias. A pergunta não é sobre o que fará no futuro. É sobre o pequeno e imediato passo a ser dado. Se quiser, liste três, não mais que cinco, tarefas simples. Mas comece por uma, a mais fácil. Conhecer a escola de yoga. Mandar um email. Criar um blog. Escolha a tarefa que é fundamental e que você tem capacidade de fazer. Se for um trabalho longo, divida em mínimas partes possíveis.

Comece.

Aprendi essas três perguntas com a comunidade Art of Hosting. Ter outra pessoa ao lado, perguntando e escutando com atenção, ajuda muito. Mas, pra começar, você pode fazer as perguntas pra si mesmo. Espero que elas também te conduzam à ação.

Boa semana.