Você já começou

Empreender não é um processo linear, com início, meio e fim.

Não importa qual caminho você trilhou até chegar aqui. Não importa pra onde você quer ir. Você já começou.

Mesmo que você acredite que está se lançando em algo completamente novo, o fato é que a narrativa já está há, pelo menos alguns anos, sendo construída. Desde que você nasceu.

Mesmo que você esteja esperando uma grande ideia, a realidade é que as ideias que você já tem são do seu tamanho. Você só será capaz de ter ideias melhores se tiver mais experiências. E você só terá mais experiências se experimentar. Use as ideias que você já tem.

Se você espera ter tempo pra cuidar das suas coisas, lide com a dura verdade de que todos nós temos as mesmas 24 horas por dia. Todos nós, todos os dias. Você já teve anos e anos (que são muito mais do que 24 horas) pra fazer, e não fez. Não te falta tempo. Te faltam prioridades.

Se você pretende adquirir mais conhecimento antes de começar, lembre-se de que você já adquiriu muito. E sempre faltará muito mais. Todo o conhecimento do mundo, junto, é pouco diante do tamanho do mundo. Já sabemos, faz tempo, que nada sabemos. Vamos assim mesmo.

Se você não sabe o que fazer, a boa (ou má) notícia é: ninguém, de fato, sabe. Todas as pessoas que parecem fantásticas no que fazem estão experimentando. Elas não têm ideia do que estão fazendo. É possível fazer sem saber por quê e descobrir algumas pistas no caminho.

Se você acha que não chegou o momento certo, a questão é: alguma vez foi a hora certa pra algo? Nós só nos sentimos 100% prontos quando não pensamos demais. Se parou e analisou, pronto, hesitou. Lá se foi a autoconfiança e parece que não é um bom momento mesmo. Por isso, toda hora é hora pra fazer sem estar pronto.

Eu preciso te dizer: tudo que você espera já começou a acontecer.

Temos dificuldade de enxergar, mas cada experiência de vida, cada pessoa que se conectou e se desconectou, cada aula, cada emprego, cada dor que você já sentiu e engoliu constitui quem você é, agora.

As ideias, o tempo, o conhecimento, o momento, os talentos e dúvidas que temos agora são pequenos quando olhamos tudo que já nos aconteceu. E são irrelevantes diante de tudo que pode acontecer daqui pra frente.

Você não precisa esperar para ser alguém na vida. Você é alguém. E está vivo.

Você passou a vida inteira se preparando para estar aqui.

Ou seja, você já é suficiente, agora. E, por isso, agora é um bom momento.

Ao meu pai, que viveu cada momento.