Faça contato pessoal

"Contato pessoal é a experiência mais rica existente, insuperável por qualquer mídia ou tecnologia."

Small Acts Manifesto

Vivemos a pré-história da internet. A gente se esquece, mas faz só uns 15 anos que essa coisa faz parte do nosso cotidiano. Ainda temos muito a aprender, humanidade. Estamos descobrindo como usá-la e como, de fato, podemos nos conectar uns aos outros em nível global.

Maravilhados por nossa criação, acreditamos em algum momento que poderíamos transferir pro mundo virtual tudo que é real. Não rolou. Second Life que o diga. Alguém por lá?

A internet realmente é mais adequada para contatos simples, transmissão e armazenamento de informações. A Wikipedia acabou com a Barsa. Quando falamos da educação tradicional, do tipo senta e escuta, o ensino à distância faz todo sentido. TED Talks, Khan Academy, Me Salva são muito mais baratos e distribuídos do que salas de aula.

Mas não é só assim que se aprende, nem só isso que importa. Criar, se relacionar, mergulhar num mesmo ambiente é humano e insubstituível. Há algo mágico no presencial. Uma atmosfera que nos preenche e nos conecta profundamente. Compartilhar o mesmo ambiente é mais rico. Temos mais sentidos envolvidos e referências de mundo compartilhadas, ao mesmo tempo.

Entendemos que as pessoas podem se encontrar pela internet por alguma afinidade. E, depois, se encontrarem presencialmente, para aprenderem e construírem coisas juntas. Assim nasceu o Nós.vc. Uma plataforma virtual para encontros presenciais.

Reuniões podem começar com um email. Depois um skype. Muitas vezes, resolvemos o que for assim. Mas, se a química rolar e for necessário, vale a pena compartilharmos uma mesa e um café.

O contato virtual não substitui o presencial. Nem o contrário. São coisas diferentes. E complementares. A questão não é sobre como um pode substituir o outro. Mas como podem andar melhor, e juntos.

Este é um texto da série Manifesto dos Pequenos AtosVocê pode se envolver, é só praticar.