Seja transparente

Transparência é o meio para manter uma comunidade sustentável.

Small Acts Manifesto

Menos transparência cria mais desconfiança. Esconder o jogo alimenta uma atmosfera de medo. Quando alimentamos tabus, evitamos encarar nós mesmos.

Por exemplo, por que falar abertamente sobre dinheiro é tão difícil? Quanto você ganha por mês? Como gasta seu dinheiro? São perguntas que a gente só responde na intimidade.

Tenho observado que o assunto dinheiro guarda questões profundas. Mexe lá no fundo com nossa autoestima, humildade, ego, medo, status. Revela, ou esconde, como nos enxergamos e como acreditamos que nos mostramos.

Mas ao deixar de falar sobre dinheiro - e sobre qualquer outra questão "secreta" - abrimos mão de aprender uns com os outros.

Ser transparente e falar sobre transparência não é fácil. Este é um dos meus textos mais complicados de escrever. Enxergo de perto minhas incoerências. Ainda assim, me esforço.

Buscamos transparência radical no Estaleiro Liberdade. Abrimos custos. Confessamos nossos medos, desafios, falhas. Ganhamos aliados que nos respeitam, nos defendem, se unem a nós.

Abrimos os códigos do Nós.vc, Unlock, Sistêmico. Ganhamos colaboradores voluntários e parceiros de jornada.

Descobri o Man vs Debt, uma comunidade sobre dinheiro. Joan, a editora, abre cada centavo das suas finanças pessoais. Eu não conheço a Joan. Mas já admiro sua coragem, vulnerabilidade, transparência. Me sinto mais próximo dela só de ver número a número sua batalha contra as dívidas.

Com mais transparência, nos conectamos. Desenvolvemos senso de comunidade. O que nos leva a menos exploração e mais chances de nos sustentarmos como grupo.

As pessoas são muito mais colaborativas que competitivas. As chances de ser beneficiado por ser transparente são muito maiores do que as chances de ser prejudicado.

Confidencialidade combina com competitividade. Abertura combina com colaboração. Se queremos um mundo mais generoso, precisamos criar chances pra isso com mais transparência.

Vou me esforçar e, gradualmente, fazer meus ajustes de coerência.

Seguimos juntos.

Este é um texto da série Manifesto dos Pequenos Atos. Você pode se envolver, é só praticar.