Lidere pelo exemplo

"Exemplo é como você deve ensinar, viver e aprender."

Small Acts Manifesto

Eu passei anos da minha vida tentando ensinar, viver e aprender o que eu quisesse, do jeito que eu quisesse. Passei um bom tempo acreditando que só com muito dinheiro, ou a aposentadoria, seria dono do meu tempo e poderia, finalmente, ter liberdade total de escolha.

Eu continuo tentando ensinar, viver e aprender o que eu quero. A diferença é que agora eu não espero mais ter grana ou ficar velho.

Investi anos, dúvidas, escolhas, erros, conexões, pessoas. E empreendi um atalho para uma vida com mais liberdade e autonomia. Mas só descobri isso depois, olhando pra trás.

No comecinho de 2012, lancei com meus amigos o Nós.vc. A proposta era que você poderia aprender e ensinar qualquer coisa, em qualquer lugar, com a nossa plataforma.

Eu dizia estar oferecendo algo pra você. Mas, a verdade, que ficava bem lá no fundo escondida, era que eu queria provar pra mim mesmo ser capaz de ensinar, viver e aprender o que quisesse.

Só me dei conta disso quando eu passei a dar meus próprios cursos pelo Nós.vc. Quando eu fui o exemplo. No começo do negócio, eu não usava o meu próprio serviço. Era como se fosse o padeiro da padaria e não comesse o pão. Mesmo estando com fome.

Só "sendo a mudança que eu queria ver no mundo" que pude, finalmente, aprender o que quisesse, em qualquer lugar, a qualquer hora. E viver o estilo de vida que eu mesmo propunha às pessoas.

Hoje, não estou mais trabalhando pelo Nós.vc, ele cumpriu seu papel na minha vida e sou muito grato por isso.

A gente não ensina o que a gente sabe. A gente não vende o que a gente faz. A gente ensina e vende mesmo o que a gente quer viver na pele. Ou seja, o que a gente quer aprender e comprar. Ser o exemplo é coerente, é admirável, é real, é verdadeiro.

Seja qual for o seu trabalho, você é capaz de entregar valor real se você for o seu maior cliente. Resolva seu incômodo mais profundo, mostre pras pessoas que você enfrentou seu problema. Ofereça essa solução a alguém e você tem uma ideia de negócio. Você será um exemplo a ser seguido.

Este é um texto da série Manifesto dos Pequenos AtosVocê pode se envolver, é só praticar.