Tudo é um remix. Copie.

“Se você copia de um autor, é plágio. Se você copia de muitos, é pesquisa.” Austin Kleon.

Tudo é remix, tudo veio de algum lugar, de outras ideias que foram adaptadas, mexidas. Nada é 100% original.

O que a gente pensa que é original, na verdade, é a união de ideias antigas nunca antes vistas juntas. E que, agora, fazem sentido como uma coisa só.

O Nós.vc é uma adaptação do código aberto do Catarse. O Catarse é inspirado no Kickstarter. O Unlock é fruto deles. Todos bebem de uma fonte muito antiga, o mecenato.

Ideia de negócio não tem dono. Não há plágio. Se fosse proibido reproduzir uma ideia, só existiria uma padaria no mundo. Não é assim. Cada uma tem seu jeitão e seus sabores. E neste momento tem uma nova sendo aberta.

Um bom remix requer repertório, muitas referências, pesquisas conscientes e também experiências acumuladas que a gente nem percebe que viveu.

É a ligação entre pontos conhecidos, que já existem em algum lugar, de algum jeito, que forma uma boa ideia.

Por isso, crie copiando. Se uma solução já se mostrou eficiente e coerente pra você, não há por que não fazer o exercício de copiá-la. Você não vai conseguir reproduzir fielmente. Se conseguir e fingir que é original, aí sim, terá um plágio.

“Plágio é tentar fazer o trabalho de outro passar por seu. Copiar é engenharia reversa.” Austin Kleon.

Por isso, você inevitavelmente vai dar seu tempero, misturar, modificar, melhorar, piorar e, principalmente, descobrir seu próprio caminho, sua própria linguagem, copiando.