Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes

Do livro Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes de Stephen Covey.

· Se integrar efetivamente ao mundo significa alinhar paradigmas pessoais com princípios universais.

· “Afie-se" para permanecer efetivo. Mantenha-se fisicamente bem através de exercícios. Mantenha-se mentalmente saudável aprendendo coisas novas. Mantenha-se social e emocionalmente engajado através do desenvolvimento de relações positivas. Mantenha a saúde espiritual confrontando e refletindo sobre seus próprios valores.

· Seja pró-ativo e assuma controle do seu próprio destino.

· Comece com o fim na cabeça. Defina metas de longo prazo com uma compreensão da sua declaração de missão pessoal.

· Visualize o resultado de cada passo dado na direção da sua meta. Assim vai ser mais fácil traduzi-los em ações concretas.

· “Coloque as coisas mais importantes em primeiro lugar”. Priorize o que te leva para seus objetivos e é coerente com seus valores e normas.

· Pratique a mentalidade ganha-ganha. Isso vai te proporcionar bons relacionamentos, confiança mútua e benefícios a longo prazo.

· Criar relacionamentos estáveis ignifica ouvir com empatia aos outros e compreender seus paradigmas pessoais para que você possa contribuir e investir nos objetivos deles.

· Envolva-se em escuta ativa, repetindo de volta as próprias palavras das pessoas, espelhando suas emoções, e ajudando-as a estruturar seus pensamentos.

· Desenvolva sinergia com os outros através de uma cooperação aberta e respeitosa. Coletivos podem alcançar resultados que são impossíveis para um indivíduo.

· Não diga sim a tudo.

· Não veja o mundo a partir de uma perspectiva competitiva, ganha-perde.

· Para mudar, você tem que lidar com seu caráter, não com o seu comportamento.

· Nossos paradigmas são as percepções subjetivas do mundo que moldam nossos hábitos.

· Se você quer ser capaz de influenciar os outros, primeiramente procure ser compreensível. Só então você pode ser compreendido.


Estou de férias. Enquanto isso, este blog não pára. Ao longo de dez dias, publicarei "131 ideias de ações de dez livros que eu gostaria de ter lido anos atrás". É a minha tradução deste artigo aqui. Seguimos conectados!