Uma nova história

"Nas últimas centenas, nós fomos levados a acreditar que a natureza é separada de nós. E nós somos separados da natureza.

Nós podemos derrubar árvores, nós podemos colocar animais em fazendas industriais, e abatê-los porque nós gostamos, nós podemos acabar com os peixes do oceano, podemos poluir os rios, nós podemos poluir a água, mudar o clima, nós podemos fazer o que quisermos.

Nós somos, de alguma forma, superiores à natureza! Nós somos de alguma forma governantes da natureza. Essa é a velha história.

O mundo científico, o mundo materialista, o mundo do comércio, o mundo dos negócios, o mundo do individualismo, o mundo do capitalismo, o mundo do comunismo, todos esses mundos são a velha história agora, o velho paradigma, em que nós exploramos a natureza, exploramos as pessoas.

O mercado dita, o lucro dita, o dinheiro dita, nós trabalhamos por nome, fama, poder, dinheiro, lucro. Essa é a velha história.

A nova história é que estamos conectados com a natureza, somos parte da natureza, o que um mestre budista diz nós somos seres interdependentes, somos conectados, nada está separado. Então essa é a reunião da conectividade, do parentesco, essa é a nova história.

Um número enorme de jovens está acordando, e estão dizendo: 'Nós não estamos aqui só pra trabalhar pra empresas multinacionais e ganhar dinheiro pra elas. Nós estamos aqui pra viver. Estamos aqui pra descobrir um sentido de viver. Nós somos seres humanos, não somos só um corpo, somos seres espirituais. Nós temos alma, espírito, mente, consciência. Nós queremos realização, nós queremos felicidade, nós queremos satisfação, nós queremos alegria, nós queremos imaginação, nós queremos arte, cultura, música.'

As pessoas estão à procura de algo autêntico, algo genuíno, algo sincero, algo verdadeiro, algo honesto, essas são as qualidades que falta nessa velha história.

Eu quero ver uma nova história na educação que não é só sobre a cabeça, não só sobre conhecimento intelectual, não só sobre medições, não só sobre realização acadêmica, mas também sobre coração, sentimentos, emoções, relacionamentos, amor, compaixão, generosidade, beleza. Todos esses valores vêm do coração, são partes do coração.

Nós fazemos isso transformando nossa consciência, transformando nossos valores.

Natureza, humanidade, prosperidade, bem-estar humano, felicidade humana. Esses são os fins. Então esse é um tipo de transformação que nós estamos criando e está acontecendo agora."

- Satish Kumar, fundador da Schumacher College.

PS.: Em 2013 tive a oportunidade de viver uma semana nessa escola de Satish, na Inglaterra. O relato sobre essa experiência, e outros espaços de aprendizagem alternativa, estão disponíveis gratuitamente no projeto Expedição Liberdade.