Princípios do Burning Man

Burning Man é um lugar-tempo para se estar uma vez na vida. Quem sabe em 2017.

Há trinta anos o evento acontece no deserto californiano, reunindo anualmente milhares de pessoas sob princípios que são radicalmente opostos ao que vemos no mundo aqui fora.

Organicamente, chegaram a dez princípios.

Inclusão radical
Qualquer um pode fazer parte do Burning Man. Saudamos e respeitamos o estranho. Não existem pré-requisitos para participar da nossa comunidade.

Dádiva
Burning Man é dedicado a atos de doação e dádiva. O valor de uma dádiva é incondicional. Dádiva não é sobre a expectativa de retorno ou troca por algo de valor igual.

Des-comodificação
A fim de preservar o espírito de dádiva, nossa comunidade procura criar ambientes sociais que não sejam mediados por patrocínios comerciais, transações ou publicidade. Estamos dispostos a proteger nossa cultura desse tipo de exploração. Resistimos à substituição do consumo pela experiência participativa.

Auto-suficiência radical
Burning Man incentiva o indivíduo a descobrir, exercer e confiar em seus recursos internos.

Auto-expressão radical
A auto-expressão radical emana dos dons únicos de cada indivíduo. Ninguém além do indivíduo ou um grupo colaborador pode determinar seu conteúdo. Ele é oferecido como um presente para os outros. Neste espírito, o doador deve respeitar os direitos e liberdades do destinatário.

Esforço Comunitário
Nossa comunidade valoriza cooperação e colaboração criativa. Nós nos esforçamos para produzir, promover e proteger redes sociais, espaços públicos, obras de arte e métodos de comunicação que dão suporte a essa interação.

Responsabilidade Cívica
Valorizamos a sociedade civil. Os membros da comunidade que organizam eventos devem assumir a responsabilidade pelo bem-estar público e procurar comunicar as responsabilidades cívicas aos participantes. Eles também devem assumir a responsabilidade pela realização de eventos de acordo com as leis locais, estaduais e federais.

Sem deixar rastro
Nossa comunidade respeita o meio ambiente. Estamos comprometidos em não deixar vestígios físicos de nossas atividades onde quer que nos reunamos. Nos limpamos e nos esforçamos, sempre que possível, para deixar os lugares em um estado melhor do que quando os encontramos.

Participação
Nossa comunidade está comprometida com uma ética radicalmente participativa. Acreditamos que a mudança transformadora, seja no indivíduo ou na sociedade, só pode ocorrer por meio de uma participação profundamente pessoal. Conseguimos ser fazendo. Todos são convidados a trabalhar. Todos são convidados a jogar. Nós tornamos o mundo real através de ações que abrem o coração.

Imediatismo
A experiência imediata é, em muitos aspectos, o critério de valor mais importante em nossa cultura. Buscamos superar as barreiras que se interpõem entre nós e o reconhecimento do nosso eu interior, a realidade daqueles que nos rodeiam, a participação na sociedade e o contato com um mundo natural que excede os poderes humanos. Nenhuma idéia pode substituir essa experiência.