Ter sucesso, gerar impacto e ganhar dinheiro. Por quê?

“Tenha sucesso.”

Mas o que é sucesso?

“Gere impacto.”

Impactar quem? Por quê?

“Ganhe dinheiro.”

Dinheiro para fazer o quê?

Sucesso, impacto e dinheiro não são tão óbvios assim. Não são tão unânimes assim. Ainda mais quando a gente sai do senso comum e faz uma pergunta simples: por que você quer isso? De verdade. Sem partir do pressuposto de que é o que todo mundo quer.

Nossas necessidades não são tão claras. Nossos motivos são muito particulares, momentâneos, e escondem sempre desejos mais profundos. Tudo está em função de algo maior. Sucesso, impacto e dinheiro estão a serviço de outros desejos mais subjetivos e sutis.

Há diversos parâmetros de sucesso. O que é sucesso pra você pode ser completamente diferente do que é sucesso pra mim. Pra uns, sucesso é sair na capa da revista e ter um jatinho a disposição. Ser famoso e ter luxo na vida. Pra outros, sucesso é anonimato, sombra e água fresca. Tranquilidade, paz e uma vida leve. Sucesso é o que você escolhe que seja sucesso pra você.

Impacto pode ser medido com números. Mas também pode significar justamente aquilo que é imensurável. Seu trabalho pode tocar milhões de pessoas por um segundo. Ou apenas uma pessoa, pela vida inteira. Pode mudar um pequeno hábito e causar uma revolução. Ou mexer em tudo, sem mudar, de fato, nada. Cada um vê o impacto que quer.

Dinheiro não é um valor absoluto. Se ele não está proporcionando a vida que a gente quer levar, vale menos. Por exemplo, já tive mais dinheiro e menos tempo livre na vida. Prefiro, hoje, ter menos dinheiro e mais tempo livre. Dinheiro pode parecer, mas não é, o tipo de coisa em que mais é melhor. Alguém aí já pensou em ter seu tempo de volta, ainda que tenha menos dinheiro? Aposentadoria costuma ser algo muito desejado e parecido com isso.

Sucesso, impacto e dinheiro. A pergunta que me fica não é "Como conquistá-los?". Mas sim "Por quê? Pra quê?" Sério, sem pegadinha. Não é tão óbvio.

Se você os quer é por que te disseram que você deve tê-los? Ou por que você quer algo muito mais profundo do que isso?