Mande um email hoje para fazer algo que te dê orgulho daqui a cinco anos

Em 2011, eu estava perdido. Tinha me demitido, estava começando a empreender uma Coisa - na época, chamava ela assim - que veio a se tornar mais tarde o Nós.vc.

Mas o importante era que eu estava fazendo. Experiências, protótipos, cursos, qualquer coisa, e me conectando com pessoas interessantes.

Marcava cafés, fazia convites, criava projetos paralelos, dava palestras, dizia sim pra quase tudo. Era cara de pau. Mandava emails dizendo: "fiz isso e aquilo, vamos fazer algo juntos?"

Eu nunca pedia algo ou apenas dizia "olá, estou aqui". Tentava oferecer ajuda, específica e direta. Buscava construir e mostrar o que estava fazendo.

Algumas pessoas responderam, outras não. Algumas se conectaram rapidamente, outras demoraram.

Um dos emails que mandei em 2011 foi pra uns guris que jogaram golfe em buracos no asfalto e fizeram um vídeo. Viralizou e a prefeitura tapou os buracos. Eram a Shoot The Shit.


Eles faziam coisas interessantes, incríveis. Eu queria estar por perto. Um monte de gente quer, mas nem todos realmente fazem algo por isso. Marcamos de nos conhecer. Toda semana eles almoçavam para criar novas ideias.

No primeiro encontro, os caras me contaram uma ideia. Colar adesivos em pontos de ônibus para que os passageiros escrevessem quais linhas passavam naquele ponto. Um jeito colaborativo de trazer informações sobre o caótico transporte coletivo. Achei genial. Apostei na ideia e dei 25 reais para a primeira vaquinha do Que Ônibus Passa Aqui?.

Ao longo dos anos, esbarrei várias vezes com esses caras, troquei ideias bobas e complexas, goles de cerveja, apoios em financiamento coletivo, até um projeto fracassado, ou teste de hipótese, fiz com o Gab Gomes.

Hoje, ele e o Luciano Braga são meus sócios no livro 333 Páginas para tirar seu projeto do papel, que está sendo financiado através do Catarse.

Mas tudo isso começou com um email carudo.

Moral da história: mande um email hoje para fazer algo que te dê orgulho daqui a cinco anos.

Ontem, o Gab Gomes me encaminhou o primeiro email que mandei pra ele, há quase 5 anos.

Ontem, o Gab Gomes me encaminhou o primeiro email que mandei pra ele, há quase 5 anos.