Mais novidade, menos dinheiro

Atividade nova não dá dinheiro. Pode te dar aprendizado, diversão, motivação. Mas dinheiro, de verdade, não.

Porque o dinheiro é fruto de uma atividade previsível e repetitiva. Este é o único jeito de fazer grana de forma contínua e recorrente.

Um estagiário ganha menos do que um funcionário sênior.

Porque o primeiro está aprendendo, e entrega pouco valor, não é especialista, está começando uma atividade nova, ele é imprevisível. Pode ser que faça um bom trabalho, ou não. Essa incerteza tem um custo. Por isso, o preço é baixo.

O funcionário sênior ganha mais porque existe alta expectativa sobre seu trabalho, há previsibilidade, afinal de contas ele consegue entregar valor repetidamente. Ou seja, pouca novidade. Essa certeza é cara. Assim, o salário também.

O mesmo vale para nossos próprios produtos e serviços. Se somos novos no jogo, mais atividades novas, menos dinheiro. Estamos aprendendo como fazê-lo. Se somos veteranos, menos atividades novas, mais dinheiro. Já encontramos o caminho das pedras.

Se você pula de galho em galho, sempre começando uma atividade nova, dificilmente fará dinheiro. Aprenderá muito, com certeza. Mas não o suficiente para realizar uma tarefa de forma especializada, previsível e que entregue valor com pouco risco - o que vale dinheiro.