Não procure por certezas

Você pode encontrar métodos para criar uma empresa, receitas de bolo para iniciar um negócio, linhas de pensamento, cursos, livros e dicas pra todos os lados.

Mas não encontrará um caminho único, científico e certeiro para empreender. Porque empreender é diferente de empresariar, é sobre lidar com incertezas e assumir a responsabilidade por criar as coisas e a vida que desejamos.

De um lado, a imprevisibilidade do mundo, do contexto, das pessoas. Do outro, o potencial irrestrito do empreendedor. Você pode buscar padrões, checklists, filosofias, mas há um limite. Não há método capaz de prever toda a gama infinita de possibilidades, encontros e desencontros nessa jornada.

Se o que você procura é certeza, talvez deveria buscar uma atividade mais previsível. Um bom emprego, um posto público, uma aposentadoria, uma vida sem grandes sustos. Um cargo, uma tarefa e um retorno claro, objetivo e direto. Empreender não é nada disso.

Para empreender é preciso lidar com as variáveis que ainda não sabemos quais são, os medos que ficam escondidos, os aprendizados que ainda estão em curso.

Se você procura por certezas, não empreenda. Empreender é mergulhar no incerto.