Como parar de colaborar com o opressor?

“Não é preciso derrubar o opressor, basta parar de colaborar com ele.” - Mahatma Gandhi.

Como parar de colaborar com o opressor? Tornando ele irrelevante.

Cada vez que depositamos as nossas fichas em líderes, governos, chefes, empregos, bancos, dinheiro ou qualquer outra forma de salvação, estamos colaborando para a criação de poder sobre nós. Porque é assim que nos tornamos mais dependentes.

Por isso, tenho depositado minha esperança em autonomia. Faça você mesmo de forma conectada. Não é mais difícil. Já está suficientemente difícil, inviável e maluco o sistema que construímos. Outros modelos não são possibilidades de escolha, são urgentes.

Acredito na distribuição livre de informações, na produção distribuída de energia, na captação e tratamento de água localmente, na produção autossuficiente de alimentos, na criação de espaços livres e autônomos de aprendizagem, no cuidado com a saúde de forma integral. Acredito em tornar o dinheiro menos relevante, em facilitar o acesso, mais que a posse, para todos. Confio na criação de comunidades de apoio e segurança.

O opressor se fortalece quando lutamos contra ele. Porque ele é inteligente, aprende e melhora suas estratégias para oprimir mais e melhor. Nossa única chance é torná-lo irrelevante, incapaz de controlar nossas vidas porque não tem nada de valioso a nos oferecer. Pra isso, precisamos dizer "não", fazer por nós mesmos e colaborar abertamente.