A pergunta que faz qualquer conversa ficar dez vezes mais interessante

Texto original publicado por Thomas Despin aqui.


"Todos nós provavelmente encontraremos milhares de pessoas ao longo de nossas vidas. Embora isso aconteça diariamente, parece que é sempre o mesmo joguinho toda vez que você encontra alguém pela primeira vez. Sempre as mesmas perguntas.

- Qual é o seu nome?
- De onde você é?
- O que você faz?

E é isso, basicamente.

Poderíamos ter essas respostas escritas em cartões e dá-los às pessoas, não faria diferença alguma. Sério. Quando cruzei os EUA em uma bicicleta,  conheci pessoas me pedindo algo totalmente diferente. Ok, eu tinha uma enorme bicicleta de 60 kg e uma placa atrás dizendo que eu estava viajando com ela, mas ainda assim.

Em vez de pedir a merda básica casual, as pessoas às vezes me perguntavam:

- "Qual a sua história?"

Bem, fazia sentido pra eles perguntarem a um viajante, porque geralmente você acredita que um viajante tem grandes histórias para compartilhar.

Depois de responder e compartilhar mais sobre mim, eu perguntava: "Qual é a sua história?"

Então, eu perguntei a mim mesmo: se eu aplicar essa pergunta com cada pessoa que encontro?

Ainda não consigo acreditar como as respostas ficaram incríveis em comparação com as questões sociais habituais (além do que, ninguém realmente presta atenção a essas respostas de qualquer forma).

Você não precisa acreditar. Mas, por favor, tente você mesmo. É tão fácil de fazer e a pessoa com quem você está falando vai ser positivamente surpreendido com a pergunta. E você vai se surpreender com as respostas.

Se você pode mudar o nível de interesse de qualquer tipo de conversa, simplesmente fazendo uma pergunta, por que não tentar agora?"