Ter um emprego é caro

Quando a gente pensa em emprego, consideramos o salário. Mas raras vezes consideramos os custos de ter um.

Transporte. Muita gente gasta alto com passagens, táxi, Uber, combustível e até com um carro para ir trabalhar. Ironicamente, ou não, muitas atividades poderiam ser realizadas remotamente. Ou seja, o meio de transporte não serve para nada, somente para possibilitar o controle sobre seu tempo dentro de uma empresa.

Comida. Você come fora todo dia? É aí que o dinheiro se vai. Mesmo quem leva comida pro trabalho acaba sempre comprando um negocinho, ou é chamado praquele almoço com o pessoal da firma. E mais, quem tem emprego e não tem tempo terceiriza o próprio alimento, compra congelados, contrata alguém pra cozinhar. Mais intermediários caro, mais dinheiro.

Roupa e beleza. Dependendo do emprego, custa caro estar vestido "adequadamente". Roupa social, sapato, lavanderia, o custo de passar ou contratar alguém que passe. Roupa repetida não pode. Cabelo comprido não pode. Unha mal feira não pode.

Compensação. Já vivi isso. A vida era uma merda de segunda a sexta, no fim de semana me dava pequenos luxinhos para compensar uma vida sofrível. É aquele jantar um pouco mais caro, um presentinho desnecessário pra si próprio. Uma enfiada de pé na jaca. É o famoso "eu mereço".

Diarista. Sem tempo pra limpar a própria sujeira, contratamos alguém. Muitas vezes, essa pessoa vive mais em nossas casas do que nós mesmos. Mais uma conta.

Educação. Aquela faculdade, pós, aquele curso, ou até a escola das crianças. Muito do que gastamos não é com o que queremos aprender, mas com o que acreditamos que o mercado exige de nós. Já li sobre pessoas que passaram 20 anos pagando por um MBA. Que sentido faz estudar para ganhar dinheiro para estudar para ganhar dinheiro?

Moradia. Morar perto do trabalho, ou mudar de cidade, país, por causa do emprego. Qual é o custo disso?

Más escolhas. Menos tempo, mais pressa. É aí que fazemos maus negócios. Juros altos. Passagens de avião mais caras. Escolhas de consumo que poderiam ser mais em conta com alguns minutos de Google.

Saúde e Terapia. Sim, tem emprego que custa muito caro mesmo.