A fagulha da confiança

No verão, todo domingo Joe Hatchiban leva sua bicicleta aparelhada com caixas de som até o Mauerpark, em Berlin.

Desde 2009, a cena se repete. Ele instala os microfones no centro de um anfiteatro aberto, abre o guarda-sol mambembe e o espetáculo começa.

A cada show de talentos escondidos, umas mil pessoas se acomodam para aplaudir quem quer que se arrisque.

Alguns mais comedidos, outros empolgados além da música, uns cantando bem e nervosos, outros mal e confiantes. Não importa.

Joe introduz cada voluntário com empolgação e incentiva, puxa palmas, dá todo apoio: “vai lá, se você for mal, ninguém se importa.”

Ele não é a estrela, nem o centro das atenções, o show é feito por cada um de nós, cantores e plateia.

Jovens vendem vodka com cereja, imigrantes carregam caixas de cerveja parcialmente geladas, uma economia paralela sustenta o ecossistema.

E num flashmob que se repete todo final de semana, pessoas de todas as nacionalidades cantam “Hey Jude” a plenos pulmões, dançam Beyoncé sem temor e mandam um “Fuck You” a Donald Trump na letra de Cee-Lo Green.

Joe Hatchiban acende a fagulha da confiança e ela vira uma intensa fogueira com a dedicação espontânea das pessoas.

Durante as apresentações, o chapéu é passado, Joe não fica um segundo sem receber contribuições em Euro.

Mas isso é fruto da consistência. Apesar de cada show ser único e imprevisível, todos nós temos uma certeza. No domingo que vem vai ter Karaokê no Mauerpark.

Dar sua contribuição ao evento, seja cantando, aplaudindo, ou dando gorjeta, simboliza que o show não pode parar.

No mundo fora do Mauerpark, parece que o padrão social é do tipo "paguei, quero resultado, benefício, desempenho, performance, entrega."

Neste karaokê, não. Ele é um ambiente seguro e que acolhe com aplausos o som que vier. Ninguém precisou dessas instruções ao chegar, o clima é esse, é assim que funciona.

Talvez este seja nosso verdadeiro padrão como seres sociais. Somos confiantes e confiamos, somos acolhedores e generosos. Só precisamos da fagulha inicial para nos lembrarmos disso e o show já pode começar.

IMG_20180708_183625084_HDR.jpg